22 junho 2009

O meu Ar é Condicionado

Fechar as janelas e ligar o ar condicionado para não morrer de calor não ajuda a evitar a poluição.
Além de que há sempre alguém que tem de se sentar com o abominável aparelho sobre a sua cabeça, ou nas melhores das hiptóses há sempre alguém que morre congelado! Consciente do fenómeno do aquecimento global que aumenta, consideralvemente, as temperaturas médias, o uso do ar condicionado apenas agrava a situação.

O sistema de ar condicionado contribui para o surgimento ou agravamento de alergias respiratórias. Isso porque o filtro de ar desses aparelhos não está preparado para reter as micropartículas- fungos, bactérias, mofos, ácaros e vírus- causadoras do mal.

As salas (amplas) e cheias de gente trabalhadora acabam por se tornar em ambientes insalubres, criando condições ideais para a proliferação das doenças provocadas por esse microorganismo.

Como funciona o Ar Condicionado?
O aparelho capta ar e o filtra antes de enviar novamente no ambiente. O arrefecimento é feito por serpentinas contendo gás refrigerante ou água gelada. Nesse processo, o ar é desumidificado, ou seja, perde humidade. Em seguida, o ar refrigerado é mandado por um ventilador centrífugo de alta pressão. O problema, segundo os médicos, é que os aparelhos raramente são limpos e a sujeira vai-se acumulando dentro deles. E as doenças tornam-se inevitáveis: Inflamação dos seios da face, chamados para-nasais (próximos do nariz); Inflamação das amígdalas, provocando dor, inchaço e pus; Inflamação dos sistemas internos do nariz; Inflamação dos canais do ouvido, podendo ser externa e média (atrás dos tímpanos, que ficam cheios de pus), etc.
O ar frio paralisa pêlos que revestem as paredes do sistema respiratório e são encarregados de jogar para fora as impurezas que entram junto com o ar que respiramos.

Assim, fungos, mofo, bactérias, vírus e ácaros permanecem livres para provocar doenças respiratórias de natureza alérgica. As doenças do aparelho respiratório são sinusite, rinite, otite, amigdalite, faringite, bronquite, pneumonia, asma, gripes e resfriados.
Gripes, por exemplo, abaixam as defesas e favorecem infecções mais sérias, como pneumonia. Enfim, só coisas boas!
Evitar locais fechados com grande concentração de pessoas, por tempo prolongado, facilita a contaminação das propícias doenças. Salas com carpete, o perigo é duplicado!
Mesmo que a pessoa não seja alérgica, a exposição aos elementos causadores de alergias acaba por sensibilizando-a e pessoa torna-se, então, alérgica!
É preciso, portanto, evitar o contacto com os causadores da alergia.

E porquê condicionar o nosso prórpio ar? Para nos sentirmos mais fresquinhos?
Em vez disso, devemos considerar um vestuário adaptado às nossas necessidades em vez de enquadrado no status da sociedade ocidental e moderna.

Sem comentários: